quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Desvendando o original grego - Livro (Biblos)

A palavra de hoje se encontra no capítulo cinco e versículo primeiro do livro de Apocalipse, onde lemos: “Vi na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, bem selado com sete selos.” A palavra grega para “livro” é biblion, que vem de biblos.
Porém, não se tratava de um livro, mas de um rolo (visto que o livro como o conhecemos ainda não existia).
O modo como se escrevia no rolo e como o rolo era lido é fundamental para o entendimento da visão de João e do significado simbólico envolvido nesta passagem. A palavra grega biblos também se referia à “carta de divórcio”.
Ao mesmo tempo em que neste livro há a herança deixada por Deus a seu filho unigênito Jesus, há também uma declaração de divórcio para aqueles que não foram fiéis ao Noivo. A palavra hebraica para livro, cepher, também pode significar “recibo de compra”, isto porque fomos adquiridos com o preço pago pelo precioso sangue de Cristo (1Pe 1.18 e 19). A palavra hebraica cepher vem de safar, que pode significar “celebrar”.

Texto: Daniel Lopez (Jornalista, mestre em Linguística e professor de Filosofia da Educação da UFRJ. Estudou hebraico na Sinagoga ARI, em Botafogo–RJ).

Fonte: http://www.lagoinha.com/engine.php?pag=art&secpai=12&sec=14&cat=126&art=16572 – em 26-11-09

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...