sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Missões – Como posso cooperar?

Por: Alexandre Nobre

Aquele dia em Jerusalém seria inesquecível para muitos seguidores de Jesus. Foram dias intensos e de muita tristeza para os que criam no Senhor, pois todos presenciaram o dia em que o Filho de Deus foi moído pelas iniqüidades do povo, em cumprimento à profecia divina. Fenômenos climáticos destacaram que havia algo diferente ocorrendo; o coração de homens e mulheres foi rasgado quando perceberam que o verbo encarnado entregava Sua vida em favor dos pecadores e infiéis. As boas novas havia se espalhado, o Filho de Deus havia operado milagres, porém ainda havia muito para acontecer, e aconteceu da forma mais extenuante possível.
Mas o cenário agora é de alegria. Jesus havia ressuscitado e estava prestes a dizer suas últimas palavras aos seus seguidores. Que profunda e impactante seriam suas declarações! Todos estavam ansiosos pela Sua mensagem e os evangelhos concordam que a partir daquele momento, os seguidores de Jesus tinham uma missão: Pregar o evangelho! (Mt 28:19, Mc 16:15)
Jesus ascendeu aos céus, e os discípulos começaram a por em prática o mandamento de Jesus e o evangelho estava se espalhando além das fronteiras de Israel. E assim foi o início da história da Igreja desde a ascensão de Cristo. Sua preocupação para que as almas viessem a conhecer Sua palavra e Sua obra redentora mostrou-se em suas últimas palavras. Então, a partir daí, homens e mulheres chamados à grande comissão começaram e pregar o evangelho a todos os povos, tribos e nações; a esse chamado à pregação da Palavra em todo o mundo deu-se o nome de Missões.
E é sobre isso que vamos tratar nesse artigo. O chamado missionário é algo direcionado por Deus e Ele mesmo capacita e aperfeiçoa o crente nessa obra; ou seja, quando Deus escolhe e capacita os missionários, as dificuldades encontradas não os constrangem nem os desanimam, antes porém essas dificuldades apresentam-se como uma prova de que, em meio à luta, Deus estará com eles, como diz o texto sagrado, até a consumação dos séculos.
Mas quando olhamos para o trabalho missionário, nos perguntamos: Qual é o papel da Igreja, como um todo, nesse processo? Onde posso eu agir para cooperar com o crescimento dessa obra? A resposta a essa pergunta é simples; ela está presente numa famosa frase sobre missões que diz: “Missões se faz com os pés dos que vão, os joelhos dos que ficam e as mãos dos que contribuem.” Deus já tem enviado homens e mulheres ao campo missionário, porém o papel da Igreja se estende além da preparação local e do envio de missionários às nações; o nosso papel deve estar direcionado em duas vias: A primeira diz respeito à oração contínua por aqueles que se entregaram à essa obra (são os joelhos dos que ficam). Você que está lendo essa matéria tem orado e chorado pelas almas? Tem dedicado tempo de oração pelos missionários que atravessam o mar de toda sorte de lutas por amor aqueles que se encontram cativos? Igreja do Senhor, esse é o nosso papel. Não podemos nos eximir de nossa responsabilidade em nos dedicar à oração pelos que vão, e pelas almas cativas que, sem saber, ainda se encontram perdidas em seus costumes e deuses que não são. Existem hoje algumas dezenas de países onde o Evangelho ainda não é propagada de forma plena e além da falta de conhecimento existe a perseguição contra os cristãos.
Agora, paremos para pensar nessa situação. Homens e mulheres de diferentes nações estão vivendo suas vidas a caminho da perdição e têm em seus corações uma dureza tão latente que não apenas rejeitam a Palavra como também afligem (e às vezes até matam) aqueles que a aceitam. É uma situação que teria que fazer nosso coração sangrar e tirar de nós todo comodismo e sossego presente em nossas orações, nos fazendo chorar por saber que milhões de almas perecem todos os dias sem salvação, enquanto irmãos em Cristo são flagelados, mortos, igrejas são queimadas e famílias cristãs separadas por causa do Evangelho.
Pela dureza do coração desses povos, é a oração da Igreja que moverá as mãos de Deus, pois se assim não fosse, Paulo não escreveria: “Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens” (I Tm 2:1). A palavra “deprecação” sugere uma súplica contínua por algo ou alguém. E é aí, meu irmão, que eu, você, todos nós entramos: Devemos suplicar pelas almas! Para que Deus, em Sua misericória abra os corações e que o trabalho dos missionários encontre um solo fértil para o plantio da boa semente; para que os corações sejam abertos para que a Palavra penetre e verdadeiramente converta o caminhão dos homens.
Portanto, você, Igreja de Deus, não lave suas mãos pensando que isso não é com você. São os seus joelhos dobrados em oração que ajudarão o trabalho dos missionário ter o êxito que foi planejado.
Outro fator importante na totalidade quando pensamos em missões é o apoio financeiro para que a obra seja realizada dentro das condições necessárias. Atualmente temos disponíveis recursos que facilitam o trabalho missionário e se esses recursos estão ao alcance por que não usa-los? Essas são “as mãos dos que contribuem”. Nós temos hoje condições de sermos participantes desse processo, ajudando, contribuindo, para que todas as condições de sucesso no campo missionário se evidenciem.
Portanto, amados irmãos, vamos nos apresentar a essa obra. Os povos, tribos e nações estão aí. Deus tem levantado homens e mulheres para o campo missionário; façamos nossa parte em tempo oportuno, contribuindo, orando, jejuando, chorando pelas almas e pela abertura dos seus corações. Ganhe almas aí mesmo do seu quarto, da sua sala, dobre seus joelhos em súplica de espírito para que o Deus que faz de todos para Si um único povo se compadeça das almas perdidas e que os convertam ao Seu amor e graça.
Orem pelos países onde há maior perseguição contra o cristianismo. Vamos juntos em oração à Coréia do Norte, Afeganistão, Arábia Saudita, enfim, as nações esperam por nossas orações... Como continuaremos nós com as mãos vazias?

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...